Decidindo a Edificação

Decidindo  a Edificação
" Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor " 1 Coríntios 1:9

sábado, 18 de setembro de 2010

Uma Palavra aos Jovens, aos Pais e aos Cristãos

Muitas Demandas Para o Nosso Tempo

Esta vida é tão curta e os nossos dias são tão restritos, só vinte e quatro horas. Há muitas necessidades. Há muitas demandas.
Há muitas necessidades legítimas. Temos que ter descanso, oito horas de sono. Temos que trabalhar oito horas. E hoje, a vida é tal que podem nos pedir para trabalhar dez horas ao em vez de oito horas. E temos que comer, o que toma talvez duas horas. Assim não há muito tempo sobrando. Então há a família para cuidar. Há as crianças para cuidar. Há aqueles que estão na escola, por isso você tem as lições. Você tem muitas outras atividades extracurriculares, e naturalmente precisa de recreação. Você não pode estar sob tensão todo o tempo. Assim você encontra que está abarrotado com todas essas demandas, e cada demanda parece querer todo o seu tempo e toda a sua força. O que você fará? O nosso inimigo é muito esperto. Ele é aquela velha serpente. Quando Moisés foi ao Egito e falou ao Faraó: “Deus disse: " Deixa o Meu povo ir para que possam Me servir”, qual foi a reação do Faraó? Ele já tinha colocado esses filhos de Israel para trabalhar duro fazendo tijolos para construir as cidades para ele. Mas quando Moisés disse: “Deus disse: Deixai o Meu povo ir para que possam Me servir”, o Faraó disse: “Esse povo tem muito tempo livre para eles mesmos. Por isso querem ir e adorar. Aumentem o trabalho deles. Eles têm que produzir a quantidade certa de tijolos mas não lhes dê nenhuma palha. Deixe-os ir e encontrar a palha”. Em outras palavras, se os fizermos totalmente ocupados não pensarão em nada das coisas espirituais. Tudo será somente para esta vida física. Não haverá nada espiritual. Isso é o que o inimigo diz. É o que o inimigo esteve fazendo e é o que o inimigo está fazendo hoje. Todos os que estão trabalhando se queixam que inicialmente havia apenas oito horas de trabalho. Agora você tem que trabalhar dez horas, talvez doze horas; se não, pode ser despedido. É o velho truque do inimigo. Assim você é confrontado com todos esses problemas. Por um lado, somos confrontados com as necessidades da vida. Por outro, o inimigo está tentando muito fortemente tomar todo o seu tempo, para que você não tenha nenhum para pensar em Deus, nenhum tempo para adorar, nenhum tempo para ler a sua Bíblia, nenhum tempo para orar, nenhum tempo para se reunir. O que você fará sobesses tipos de circunstâncias?
A única solução consiste em que você estabeleça a sua prioridade. Se você não tiver uma prioridade e todas as coisas forem igualmente importantes, sabe o que acontecerá? Você será dirigido apenas pelas circunstâncias externas. Quando aquela necessidade chega, então você vai após ela. Então ela começa a consumir o seu tempo e energia até que esteja esgotado. E logo chega outra necessidade. Em outras palavras, você não tem nenhum princípio de vida. Você não tem nenhum objetivo na vida. Você está sendo apenas agitado e mudado pelos poderes e forças externos. Certamente você não gosta de viver este tipo de vida, não tendo nenhum significado, nenhum objetivo,
sendo apenas passivamente dirigido pelas suas necessidades ou circunstâncias externas.
Certamente você não quer fazer isso. Mas se você estabelece uma prioridade errada então estará indo na direção errada.

Prioridade Errada Leva Ao Fim Errado

Pense em Ló. Ele saiu de Ur de Caldéia com seu tio, Abraão. Ele viajou com Abraão. Foi abençoado por Deus por estar com Abraão, mas então estabeleceu a prioridade errada. Ele quis o mundo. Ele esteve no Egito certa vez e tudo o que se parecia com o Egito o atraia. A planície de Sodoma e Gomorra se parecia com o Egito, por isso fez a sua escolha. Ele moveu a sua tenda mais e mais perto até que finalmente ficou na cidade de Sodoma. Esta prioridade errada o conduziu a um fim errado, fim lamentável. A prioridade correta o coloca no caminho correto; dá a você uma vida correta.
É extremamente importante que estabeleçamos a nossa prioridade e a estabeleçamos de forma correta. Temos que fazer uma escolha. Há muitas demandas da vida. Há muitas demandas legítimas sobre nós, sem falar das demandas ilegítimas. Quando somos cheios com todas essas demandas que nos pressionam, temos que fazer uma escolha. Não podemos tratar tudo igualmente. Não temos energia nem tempo porque tudo exige o nosso todo. O que faremos? Temos que fazer a escolha certa. Isto é, o que você considera a coisa mais importante em sua vida? Quem você considera que deveria ter o primeiro lugar em sua vida?
Qual deveria ser o princípio que decidirá todas as demais coisas?
“Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas”.
Em outras palavras, se você estabelece a prioridade correta, todas as demais coisas estarão no devido lugar. Você descobrirá que todas as coisas cuidarão para que essa necessidade seja cuidada.
Você crê nisso?


O Princípio Da Nossa Vida

Qual é a sua prioridade? Falando de forma simples, como povo de Deus, há apenas uma prioridade que podemos estabelecer. O que mais você pode estabelecer? Você pode dizer que a sua própria vida é mais importante? A sua vida não é sua. Você é um remido. Você pertence a outro, ao Senhor.
Você pode dizer: “A minha família é a minha prioridade. Tudo tem que ser governado pela minha família.
Quando a minha família demanda, dou a ela tudo”. Esta é a prioridade correta?
Ou você pode até dizer: “A minha igreja é a prioridade. Dou tudo para a igreja”.
Então você negligencia a sua família e o seu trabalho. Isto está certo? Claro que não!
Quem deveria ser a sua prioridade?
A palavra de Deus é tão clara. Deus é o primeiro.
A vontade de Deus é que o Seu Filho tenha o primeiro lugar.
Seu mandamento é: “Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça”.
Se O amarmos guardaremos os Seus mandamentos. Então, que tal você?
Qual é a sua prioridade? Qual é o princípio da sua vida? O que é que guia o uso do seu tempo?
Não é apenas uma questão de quantidade de tempo; é também uma questão de qualidade de tempo.
Como você estabelece a sua prioridade?


Vendo o Invisível

Em Hebreus 11 nos é dito que Moisés cresceu no palácio egípcio. Ele era um príncipe adotado pela filha do Faraó. Ele se tornou grande no sentido de que cresceu e tinha
quarenta anos.
No outro sentido é que segundo a tradição se tornou um grande general do Egito.
Então um dia ele teve que fazer uma escolha.
Teve que estabelecer a sua correta prioridade. Iria ele apenas desfrutar de todas as riquezas do Egito?
Ele poderia ser o Faraó um dia. Iria ele buscar ali os prazeres do pecado que o Egito podia dar?
Ou preferiria escolher o sofrimento com o povo de Deus, as reprovações de Cristo?
Ele teve que fazer uma escolha. Qual foi a sua prioridade? Ele fez a escolha certa. Ele preferiu abandonar todas as riquezas e os prazeres do Egito. Ele escolheu os sofrimentos, as reprovações de Cristo, pois tinha visto o invisível, o que não se vê. Irmãos e irmãs, é o visível, o que não se vê o que podemos ver?
Vemos o invisível, o que não se vê?
Pense em Daniel em sua adolescência. Ele foi levado como um refém para um país estrangeiro.
E ainda deram a ele inesperadamente a melhor oportunidade que qualquer pessoa jovem jamais poderia sonhar. Ele foi escolhido para ser educado e nutrido durante três anos para que pudesse estar diante do rei. Que oportunidade! Mas este adolescente decidiu em seu coração, propôs que não seria poluído com o vinho e a comida da Babilônia. Ele quis manter-se puro para Deus.
Que escolha! Não foi fácil porque ele não era livre, mas teve fé. E Deus respondeu a sua fé.
O resultado foi que Deus lhe deu grande sabedoria e compreensão.
Que futuro ele teve, não para si mesmo, mas para a glória de Deus! Esse é Daniel.
Conheço um irmão que era banqueiro. Foi também um dos maiores adivinhos da China.
Ele ficou milionário; era um homem mau. Mas um dia o Senhor o alcançou e o mudou completamente. Costumava fumar setenta cigarros por dia, com apenas um fósforo.
Quando comia, o seu empregado segurava o cigarro para ele.
Mas no dia que creu no Senhor Jesus isso se foi. Ele colocou a Bíblia em sua escrivaninha no escritório. Sempre que uma pessoa entrava falava com ela sobre o Senhor.
Ele ia à reunião não apenas no domingo, mas também em outros dias de oração, de estudo da Bíblia, para diferentes coisas.  Sempre que houvesse uma reunião ele não tinha nenhum entretenimento.
Um banqueiro recebia visita ou ficava distraído com outros toda tarde. Mas depois que creu no Senhor fez disso um objetivo, se houvesse uma reunião não haveria nenhuma outra distração.
Por isso naturalmente os seus companheiros banqueiros ficaram surpresos e disseram: “As pessoas só cultuam no domingo. Por que é que você cultua na segunda-feira, na quarta-feira, na sexta-feira? Por que você faz isto?”  (Agora, segundo o chinês chamamos todos os dias de culto: culto um, culto dois, culto três, culto quatro, culto cinco, culto seis, culto no domingo.)
Então ele disse: “Bem, todo dia é culto”. Uma prioridade foi estabelecida e pela graça do Deus ele a manteve.  Quão importante é que você tenha a sua prioridade correta! De outra maneira a sua vida estará justamente à deriva, será um desperdício. Que pena!


Estabelecendo Prioridade Cedo

Gostaria de dizer algumas palavras aos jovens que estão ainda na escola, talvez no colegial ou na faculdade. Pela graça de Deus Ele me salvou quando estava no colegial. Quando fui para a universidade, não fui tão afortunado quanto muitos jovens de hoje que têm companheiros espirituais. Agora, a propósito, quando você escolhe a sua faculdade, como a escolhe? Há uma prioridade quando você escolhe para onde ir? O seu critério é apenas ir para a melhor faculdade? Você considera se há um grupo de crentes ali para que possa ter comunhão com eles? Você está pensando em suas necessidades espirituais ou apenás negligencia todas estas coisas.
Este é um ponto que você tem que se lembrar.
Não escolhi o meu colégio, porque o meu pai o escolheu para mim quando tinha dezesseis anos.
Na China somos ensinados a obedecer aos nossos pais. Eu não queria ir, mas ele quis que eu fosse.
Quando fui descobri que toda a atmosfera era tão hostil à minha vida cristã.
Supostamente era um colégio cristão, mas infelizmente, até mesmo muitos dos professores, que eram missionários neste país, não criam na Bíblia. Eles não criam que Jesus é o Filho de Deus.
Fiquei surpreso. Por isso me retrai. Fiquei sozinho.
O meu único conforto e força era que todos os dias ajoelhava-me diante do Senhor, lia a minha Bíblia, e orava no dormitório. Havia outros no mesmo quarto, mas não me importava.
Ajoelhava-me ali, li a minha Bíblia e orava. Era a minha única corda de salvação para me sustentar diante do Senhor. Gostava de estudar e como estudante eu senti que essa era a minha prioridade. A minha prioridade era viver para Deus, glorificá-Lo. Tinha que estudar muito, não por causa de mim mesmo, não por causa dos meus pais, mas para a glória de Deus. Assim esta era a minha prioridade.
Mas no arranjo de Deus, quando eu ainda era novo na faculdade, o Senhor começou a levantar uma
companhia de crentes. E muito embora eu fosse tão jovem, era responsável por aquela reunião.
A demanda de tempo sobre mim era muito grande.
Quando o Senhor começou a nos reunir naquela cidade, estivemos sob grande perseguição, não do mundo, mas do mundo cristão. De certo modo, fui posto na responsabilidade.
Gastava muito tempo em reuniões e visitas. E porque estávamos sob grande perseguição isso tomou a maior parte do meu tempo. Mas Deus foi fiel. Eu não tinha quase nenhum tempo para estudar porque gastava todo o meu tempo no serviço ao Senhor. Mas sempre me lembrava de que tinha que estudar para a glória de
Deus.  Vocês sabem o que aconteceu? Quando coloquei Deus primeiro, Ele reembolsoume cem vezes mais.
Muitas vezes quando voltava tarde da noite, tentava estudar, estando em minha cama com os meus livros, mas adormecia.
No meio da noite minha mãe entrava e me cobria. Mas o Senhor multiplicou cem vezes mais.
Quando eu tinha tempo para estudar orava: “Senhor, não tenho nenhum tempo para percorrer o livro inteiro.
Dê-me sabedoria”. E o Senhor me respondia. Todas as vezes que tinha um exame, as respostas estavam ali.
Digo isto para encorajar os jovens. Mesmo quando você é estudante não pense que é apenas um estudante e a sua prioridade é estudar. A sua prioridade é ir em frente e fazer todas as coisa bem, mas é para o
Senhor. Não é nem mesmo para você; é para o Senhor. Portanto, buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas para você.
Apenas uma palavra de advertência.
Se você pensa: “Bem, isso é perfeito; então não estudarei mais.
Irei apenas às reuniões e o Senhor me dará cem vezes”.
Você pode tentá-lo e falhará.  É uma questão do seu coração.
É uma questão de prioridade.
É uma questão do que o Senhor ordenou em sua vida.

Prioridade Um Exercício Espiritual

Qual é a sua prioridade? Quando as demandas vêm, como você decide?
Você realmente põe Deus primeiro? Ou você põe a si mesmo primeiro ou a sua família primeiro ou até a sua igreja primeiro? Quem se torna a prioridade? Quem tem o melhor do seu tempo?
Quem decide o que é mais importante do que os outros?
Se você puser Deus primeiro, todas as demais coisas serão acrescentadas para você.
Como você está indo nisso? Essa questão de estabelecer prioridade não é uma coisa legalista.
Não é uma decisão que você faz legalisticamente ou mecanicamente. Não. É um exercício espiritual.
Em outras palavras, você tem que exercitar diante do Senhor essa questão da prioridade.
Você tem de ir ao Senhor e colocar esta questão da sua vida e do seu tempo diante do Senhor.
Coloque essa questão de todas as demandas em sua vida diante do Senhor e peça a Ele para lhe dar uma compreensão do alto, para que Ele possa lhe mostrar quem Ele é.
Qual é o Seu coração? O que Ele quer que você faça? Qual é a Sua vontade para você?
Se você puder ver que Ele é o primeiro, que Ele deve ter o primeiro lugar em sua vida, que Ele quer que você busque primeiro o Seu reino e a Sua justiça, então quando o seu coração é movido por quem Ele é e o que Ele é, você toma a sua decisão.
Dá a Ele a prioridade. Isso é um exercício espiritual.
Depois que você deu a Ele a prioridade, então peça a Ele para lhe dar sabedoria quanto a como distribuir o seu tempo.  Você tem um trabalho a fazer; é para a glória de Deus. Você tem uma família para cuidar; é para a glória de Deus.
Você tem lições para estudar; é para a glória de Deus. Você precisa de recreação; é para a glória de Deus. Você precisa ter comunhão com os santos; é para a glória do Senhor.
Você coloca essas coisas diante do Senhor e pede a Ele para lhe dar sabedoria para distribuir o seu tempo e isso pode mudar de vez em quando, mas o Senhor o conduzirá.
Se você estabelecer direito a sua prioridade o Espírito Santo o conduzirá em sua vida diária e o guiará em toda verdade. Quando você prossegue em sua vida diária, quando você é confrontado com demandas diferentes e tem apenas certo tempo, o que fará?
Com qual demanda você usará o seu tempo?
O Espírito Santo trará à sua mente, aplicará o princípio que você estabeleceu, e operará na distribuição do seu tempo. É algo espiritual. Não é mecânico ou técnico. Quando você é guiado diariamente pelo Espírito segundo o princípio que Deus estabeleceu em sua vida, sua vida espiritual crescerá.
Você será nutrido e descobrirá que em sua decisão Deus é glorificado.
É verdade que a sua carne pode sofrer. É verdade que às vezes você pode até ser mal entendido, mas graças a Deus, Ele está com você. Essa é a coisa mais importante.
Assim, não deixe que sua vida seja apenas levada pela correnteza. 
A sua vida tem que sergovernada pelo princípio interno.
Possa o Senhor ajudá-lo a estabelecer a sua correta prioridade o mais cedo possível. Muitas vezes, nós que somos mais velhos sente por não termos estabelecido a nossa prioridade mais cedo.
A maior parte do nosso tempo foi desperdiçada.
Não será contado perante Deus; está perdido para sempre. Possa cada momento contar aos olhos de Deus. Deus os abençoe.

Autor: Sthepen Kaung

===================================================

Um comentário:

  1. O tempo é o maior engano para nossa mente adâmica, ainda por cima pela imposição do sistema cartesiano a que somos submetidos no mundo ocidental. Nosso modo de pensar é muito mecanicista, e funciona particionando a nossa vida em momentos. Momento de trabalhar, momento de ser estudante, momento de se relacionar com a familia, momento de reunir com a igreja, e por ai vai...
    Mas não é assim na vida real, na vida cristão normal, Deus não nos particiona (divide) ele nos quer integralmente, e isto não é absolutamente algo inumano e "espiritualizado", do modo como se quer parecer. Mas pelo contrário para sermos espirituais a 1ª condição é a nossa humanidade, agora em Cristo esta humanidade foi elevada, isto é, misturou-se com a vida divina, e sendo Cristo o Espírito que dá a Vida (1Co 15:45) não é mais necessário vivermos momentos de trabalho, momentos religiosos, momentos familiares, ou coisa semelhante, antes podemos viver a Vida cristã. Uma Vida onde o alvo, o objetivo, a meta é simplesmente a comunhão, a união integral com Deus em nosso espírito,alma e corpo (1ªTess.5:23). Amém.

    ResponderExcluir