Decidindo a Edificação

Decidindo  a Edificação
" Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor " 1 Coríntios 1:9

domingo, 19 de setembro de 2010

Uma Figura e Uma Realidade

"Depois fez chegar o outro carneiro, o carneiro da consagração; e Arão e seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do carneiro; e tendo Moisés imolado o carneiro, tomou do sangue deste e o pôs sobre a ponta da orelha direita de Arão, sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito. Moisés fez chegar também os filhos de Arão, e pôs daquele sangue sobre a ponta da orelha direita deles, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito; e espargiu o sangue sobre o altar em redor." (Levítico 8:22-24)

"Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1-2)

"E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade." (João 17:19)

Nesta passagem do capítulo 8 de Levítico é importante perceber o que aconteceu na consagração de Arão e de seus  filhos ao sacerdócio.
Arão e seus filhos colocaram suas mãos sobre a cabeça do carneiro da consagração que posteriormente foi sacrificado e cujo sangue, derramado.
Depois, Moisés tomou o sangue e aplicou sobre cada um deles em diferentes partes de seus corpos.
Existem nesses versículos os dois aspectos da consagração.
O sangue derramado é a representação da morte; o sangue aplicado, é a representação da vida.
O sangue derramado diz respeito à vida sacrificada, abnegada e abandonada.
Mas no sangue que foi aplicado no homem vê-se a vida liberada e dispensada para uma obra ativa e poderosa.
Quando isto é reconhecido, compreende-se o que significa a consagração e também o que significa a imposição de mãos, ou seja, o ato de identificação com uma vida que foi entregue ao sacrifício e morte.
O sangue aplicado representa uma nova posição, isto é, significa que a partir deste momento não há mais nada de vida própria do homem, tudo é de Deus, pois vive por Ele e para Ele unicamente.
A isto dá-se o nome de CONSAGRAÇÃO.
O capítulo 17 do evangelho de João é conhecido como a oração sacerdotal do Senhor Jesus.
Este capítulo mostra o Senhor Jesus avançando para o altar, na consagração de si mesmo por seus filhos, aqueles que querem levar a glória, para que vejam a Sua glória e para que eles também desfrutem dessa mesma glória.
Sem dúvida, seus discípulos aqui representam Arão e seus filhos.
O Sumo Sacerdote santifica (consagra) a si mesmo, como o Senhor Jesus falou, para que eles, seus discípulos (nós cristãos de todas as eras) sejam santificados (consagrados).
O resto da oração é uma maravilhosa exposição do significado espiritual da parte de Levítico 8. 
O homem, portanto, adentra no terreno da consagração em seus dois aspectos de morte e vida. Por um lado, a vida abnegada, abandonada.
Por outro, a vida que foi achada, que continua, porém, sobre uma nova base.
O que é visto em Levítico capítulo 8 é uma sombra do homem completo representado pelo seu ouvido, mãos e pés.
Trata-se de uma verdadeira mensagem simples e clara para os nossos corações.
                  
Autor:  T. Austin-Sparks


=============================================

2 comentários:

  1. Realmente em Cristo estão ocultas todas as riquezas da sabedoria e da ciência (Col. cap.2). Aleluia! Jesus é o Senhor, mediador de uma nova aliança, baseada em seu próprio sangue. E que nunca mais precisará de intermediários, Ele no-la entregou de maneira completa, e nos misturou a si próprio nisto. Aos olhos do Pai o sacrifício dele é um sacrifício onde todos os que crêem são identificados como participantes. Tanto da morte quanto da ressurreição. Isto é maravilhoso. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Realmente em Cristo estão ocultas todas as riquezas da sabedoria e da ciência (Col. cap.2). Aleluia! Jesus é o Senhor, mediador de uma nova aliança, baseada em seu próprio sangue. E que nunca mais precisará de intermediários, Ele no-la entregou de maneira completa, e nos misturou a si próprio nisto. Aos olhos do Pai o sacrifício dele é um sacrifício onde todos os que crêem são identificados como participantes. Tanto da morte quanto da ressurreição. Isto é maravilhoso. Amém!

    ResponderExcluir