Decidindo a Edificação

Decidindo  a Edificação
" Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor " 1 Coríntios 1:9

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Uma Resposta na Verdade


Uma Carta Sobre a Verdade

Eis aqui uma preciosidade que ainda não é conhecida por muitos  cristãos que comungam sobre a verdade da Igreja .
Abaixo segue uma carta escrita pela Irmã Ruth Lee para o Irmão Watchman Nee e Witnes Lee, durante sua viagem para o sul da china, em Julho de 1934, relatando sobre a visão ainda nebulosa dos irmãos naquela época. Após o periodo de um ano de comunhão com eles relatou: "ainda tenho alguns temores e suspiros."
A Irmã Ruth Lee solicitou que não a publicássemos na Coletânea de Informativos porque contrariava a posição do véu; uma irmã falar sobre assuntos da igreja.
Após lida pelo Irmão Watchman Nee e Witnes Lee, a carta da irmã Ruth Lee foi redigida pelo Irmão Nee e editada na coletânea de número dez de Informativos. Esta mesma carta foi repassada para os irmãos responsáveis das Igrejas nas cidades.

Carta 1 -  Irmã Ruth Lee


13 de julho de 1934.
Amados irmãos Watchman e Witness,
...Toda obra deve passar pelo fogo para provar seu valor.

Que poderá fazer alguém separado do Senhor?
Desta vez, tenho muito que agradecer ao Senhor pelas comunhões pessoais com os irmãos e irmãs e pelo que tenho ouvido em diversos lugares.

Entretanto, ainda tenho alguns temores e suspiros.
A maioria dos irmãos e irmãos em Swatow são como uma folha de papel em branco – tudo o que é necessário é uma boa escrita.
Eles são também como uma porção de terra boa – tudo o que necessitam é de uma semeadura adequada.
No período de um ano, aproximadamente vinte irmãos e quarenta a cinqüenta irmãs começaram a reunir-se, sem contar aqueles que apenas vêm para as mensagens.
As irmãs em Taishan laboram incessantemente e oferecem o melhor de sua capacidade. Estes são bons sinais.
Eu gostaria que a partir de hoje os irmãos atentassem para os seguintes assuntos:
1) Se os irmãos em determinada cidade desejam ter o partir do pão, eles deveriam pelo menos saber o que é a igreja e qual o significado da mesa do Senhor.

Se alguns pensam que, simplesmente por não terem nenhum nome, não são uma divisão, mas ainda em muitas atividades são outra forma de divisão, e se eles consideram que somente eles são a igreja e são melhores de que qualquer pessoa, esses, inevitavelmente tornar-se-ão a pior divisão.

2) Os irmãos numa cidade que carecem de dons devem procurar empregos adequados e servir a Deus com o seu trabalho.
Outrossim, eles simplesmente tornam-se pregadores mortos sentados em suas paróquias, onde nem os pecadores são salvos nem os irmãos e irmãs crescem em vida. Conseqüentemente, o lugar é cheio de morte espiritual. Podemos ignorar qualquer escárnio das denominações, mas e quanto ao nosso testemunho?
Se em um lugar não há um obreiro, é melhor que os irmão e irmãs orem fervorosamente, lembrem-se do Senhor e dêem testemunhos pessoais. Não é necessário aderir a uma forma denominacional.
Se um irmão ou irmã diz ser chamado pelo Senhor e não é dotado, aos olhos dos outros esse chamamento é questionável.
O problema com esse tipo de obreiro é que ele ou é presunçoso ou é preguiçoso. Às vezes também surgem problemas quanto ao suprimento material – os que são puros podem sofrer dificuldades, enquanto os outros fazem da piedade um meio de lucro.

3) Se um irmão ou irmã é dotado, é melhor que ele ou ela sirva a Deus de acordo com o que tem. Qualquer pessoa que ultrapassar seu dom enquanto ministra, inevitavelmente cairá em erro ou será irreal.

4) Ainda que estejamos do lado “certo”, seria melhor que nossas mensagens enfatizassem o que está na Bíblia, sem dizer explicitamente que esta ou aquela denominação está certa ou errada. Devemos fazer com que todo aquele que busca, depois de ouvir a verdade e perceber o erro em que se encontra, almeje pagar o preço para seguir a Palavra.
Evitemos discussões sobre pontos secundários. Dividir-se por causa de interpretação diferente da Bíblia não é a maneira dos Irmãos Unidos? Cada vez mais sinto que, toda vez que partimos o pão, embora nossos olhos possam ver apenas um certo número de irmãos e irmãs, todavia pelo pão, o que realmente vemos são todos os salvos. Se não for assim, o testemunho de Efésios 1:23 é perdido.

5) Quanto a autoridade de uma igreja local está nas mãos das irmãs e elas não tem clareza, então os irmãos devem adveti-las francamente a esse respeito. Mas se as irmãs recusarem-se intencionalmente a se colocarem na posição adequada, os irmãos, então, não terão uma base ali. Entretanto, há alguns lugares onde as irmãs são muito boas, ao passo que os irmãos são velhos, formais e mortos. Em tais casos, é necessário que um irmão que tenha luz trate com tais irmãos. Se os irmãos não quiserem ouvir, então, não se pode culpar as irmãs por se desviarem ou se desarticularem.
Em casos assim, os irmãos ainda são uma divisão, apenas com o acréscimo da palavra “livre”. É desculpável estar em tal situação se a pessoa não tiver clareza, mas se for desobediente depois de esclarecida, então, é uma questão de motivação.
O motivo de eu ter falado tanto não é que os irmãos em Xangai tenham alguma autoridade especial; apenas espero que naquilo que vocês falarem ou escreverem, atentem para estes aspectos.
Sou uma irmã, e nesta carta estou apenas conversando com vocês como um membro da família, relatando-lhes estes assuntos.
Os irmãos em Swatow estão queimando pelo evangelho, pregando duas vezes por semana, cada vez com dois irmãos responsáveis. Serei honesta em dizer que os irmãos em Xangai estão aquém nesta questão.
Peço verdadeiramente ao Senhor que supra a obra e as necessidades dos obreiros em cada uma dessas cidades. Recentemente muitos irmãos e irmãs em muitas cidades estavam desempregados, enquanto a maioria dos demais tinham apenas empregos medianos. Embora muitos irmãos e irmãs tenham-se esforçado ao máximo, ainda há uma carência para a obra e para os obreiros. Por um lado, os obreiros nunca deveriam falar aos irmãos e irmãs, direta ou indiretamente, a respeito das suas necessidades, dando indiretas ou falando por meio de outros. Mas, por outro lado, freqüentemente, alguns irmãos e irmãs ou consideram obreiro responsável um homem rico ou importam-se apenas com a obra e não com o obreiro. Digo isso não porque eu tenha uma necessidade, mas por causa da minha observação.
Perdoem-me por falar tantos assuntos.
A paz do Senhor!

Sinceramente,

Ruth Lee
Saudações a todos os irmãos e irmãs em Xangai.


Carta 2 -  Irmão Watchman Nee


No mesmo verão, Watchman Nee escreveu Algumas Palavras aos irmãos Responsáveis e em comunhão com o Irmão Witnes Lee publicou na coletânea informativa para a Igreja.

A Coletânea de Informativos é uma publicação para a circulação e notícias dentro da família. Absolutamente não é para o público e está disponível apenas para os irmãos que caminham conosco. Nós a enviamos para você porque cremos que você está em comunhão conosco e compartilha da responsabilidade de intercessão pelos assuntos contidos nela. Nós a enviamos para você porque cremos que não irá divulgá-la às pessoas comuns que estão “fora do círculo”, mas invocará a Deus por ela “no interior do véu”!
Cremos também que você entende que nosso trabalho é espiritual e nossa ênfase é a vida. Está claro para nós que Deus quer que manifestemos a vida de Cristo nas igrejas locais. Portanto, a realidade do nosso trabalho é a vida de Cristo, e a expressão exterior de nossa obra é a igreja em uma cidade. No tempo presente, quando a igreja exterior está desolada, não temos a menor intenção de começar um novo “movimento”, “grupo”, “organização” ou “denominação”. Nem mesmo ousamos chamar-nos a igreja em diversos lugares. Apenas nos colocamos na posição de igreja na cidade. Esta publicação portanto, leva as notícias da assembléias que estão na posição de igreja em cada cidade. Quanto ao seu conteúdo, não há nada a não ser Cristo.
Não temos nenhuma matriz. Quanto às cidades, não temos o poder de controlar qualquer delas nem o direito de interferir em quaisquer de suas atividades. Tudo o que elas têm receberam de seu Cabeça, o Senhor Jesus. A comunhão da oração e o direcionamento de diversos assuntos são todos mútuos. Tal oração e direcionamento surgem por causa da necessidade e por meio de o Senhor nos fortalecer. As respostas a todas as questões são espirituais, não oficiais, e sua fonte é dom e não posição. Não desejamos ser os “Diótrefes” entre os filhos de Deus nem tornar-nos o grupo dos nicolaítas.
Todos os irmãos que saem para a obra são enviados pelo Senhor. Somos cooperadores deles. Esperamos que você possa carregar alguma responsabilidade espiritual conosco.
Watchman Nee
Witness Lee

“O Centro determina a circunferência” W. Nee
“Sempre que um líder em especial, ou uma doutrina específica, ou alguma experiência, ou um credo, ou uma organização torna-se um centro que atrai cristãos de diferentes lugares, então, visto que o centro de tal federação de igrejas não é Cristo, acontece que sua esfera, ou circunferência, será algo mais do que local. E sempre que a esfera divinamente designada da localidade é substituída por uma esfera de invenção humana, a aprovação divina não pode ali repousar. Os cristãos em tal esfera podem de fato amar ao Senhor, mas eles têm outro centro que não é Ele, e é mais que natural que o segundo
centro se torne o centro controlador. É contrário à natureza humana ressaltar o que temos em comum com outros; sempre enfatizamos o que é nosso em particular. Cristo é o centro comum de todas as igrejas, mas qualquer grupo de cristãos que tenha um líder, uma doutrina, uma experiência, um credo ou uma organização como seu centro de comunhão, descobrirá que esse centro se torna o
centro, e é esse o centro pelo qual eles determinam quem pertence a eles e quem não pertence. O centro sempre determina a circunferência, a esfera, e o segundo centro cria uma esfera que divide os que se ligam a ele dos que não se ligam.
Tudo o que se torna um centro unificador dos cristãos de vários lugares criará uma esfera que inclui todos os cristãos que se ligam a esse centro e exclui todos os que a ele não se ligam. (...)”
(Nee, Watchman. A Vida Cristã Normal da Igreja. SP:Ed Árvore da Vida.2003. p.102).

Referência Bibliografia:
1- Watchman Nee. A Vida Cristã Normal da Igreja. SP:Ed Árvore da Vida. 2003. p.102
2- Witness Lee. Biografia de Watchman Nee. SP:Ed Árvore da Vida. 2003. p. 349-354.


Desviando-se da Verdade

Segundo o historiador Silas H. Wu, na década de 20, foi levantada uma nova geração de líderes cristãos chineses, dos quais se destacavam, Ruth Lee, Peace Wang, Leland Wang e Watchman Nee.
Mas já em 1924, teria ocorrido separação do grupo entre Nee, "cuja visão era de um tipo específico de reavivamento, enfocando a prática de vida nas igrejas locais.   
Nee foi obediente à visão que teve, embora muitos na china tenham corrido para promover um reavivamento livre, como foi o caso do Irmão Leland Wang.
No Livro Palestras Adicionais (2), no primeiro capítulo, ele aborda a base da igreja. Na realidade, o fundamento da doutrina de Nee quanto à igreja está pautado em dois requisitos básicos:

a) a autoridade do Espírito Santo;
b) o limite da localidade.
Sem esses dois requisitos, para Nee não haveria igreja.
Quanto à autoridade do Espírito Santo, não há qualquer dúvida de que seja necessária para a existência de uma igreja normal.
O limite da localidade serviria para, dentre outras coisas, impedir que uma igreja fosse maior que uma cidade, como as igrejas nacionais, ou menor que uma cidade, como as denominações ou grupos livres.
Porém logo mais adiante após a morte de Watchman Nee, a prática destas verdades foram levadas nos ombros de vários cristãos, os quais podemos citar:  Ruth Lee, Peace Wang, Stephan Kaung, Witnes Lee, e outros que cooperaram com várias verdades nessa ortodoxia da Igreja.
O que se tem por fato é que após a morte de Watchaman Nee, esta visão da Igreja foi levada para o ocidente tendo como seu continuador Witnes Lee.
Porém o que é constatado por vários historiadores ao logo das décadas é que, o que era temido por Watchman Nee e seus cooperadores aconteceu. Após assumir a expanssão, Witnes Lee levou a prática da Igreja a se tornar legalista e centralizadora.
Foi levantado uma central e um ministério, que contraria a carta por eles assinada e repassada para os irmãos antes da morte de Nee. Como escreveu Nee : "O Centro determina a circunferência"
Diante de tais fatos muitos irmãos das assim chamadas "assembleias locais" se desvincularam do que assim foi intitulado pelos irmãos da América central como " mover atual do Senhor."
Destes que deram continuidade a prática inicial da Igreja Local podemos citar: Stephan Kaung,(Cooperador e amigo de W. Nee), Peace Wang, Shing-Liang yu, Tsai-Lin Shi, Jessie Penn-Lewis, T. Austin Sparks,  D.M. Panton, Elizabeth Fischbacher entre outros que cooperaram com esta visão, desde a América até a Europa, pois muitos já conheciam Watchman Nee e alguns tinham mantido comunhão particular com ele.


Estas foram as ultimas palavras dada pelo irmão Watchman Nee em seu livro de tradução do original dialecto: " Conversas Adicionais Sobre a Vida Prática da Igreja", que foi publicado como: ( palestras adicionais sobre a vida da Igreja )

“Se não formos fiéis e fidedignos, o Senhor escolherá outros para trilharem este caminho. Acredito que Lhe seja possível fazê-lo. Mas levaria pelo menos outros vinte anos. Não diga que o Senhor não nos poria de lado. Ele pode facilmente maginalizar-nos; mas isto desperdiçaria outros vinte anos. Esperamos poupar vinte anos para o Senhor. Que Ele possa ter misericórdia de nós, de modo a podermos alcançá-lo. Vamos nos dedicar seriamente por isto. Neste dias, após passar por experiência muito pesadas e difíceis, Ele nos levou a ter este caminho. Não o abandonemos.”


Comentário Abaixo: Gladstone Campos

Que O Senhor venha iluminar aqueles que possam receber essa luz, pois sabemos que muitos não a enchergaram. Outros poderam ver a seu tempo, mas é necessário passarmos pela prova e pelo fogo, algums como papel em branco poderam receber o inscrever do Senhor e enchergar esse caminho, outros, impressos por seu conhecimento e determinação precisarão ser queimados, derrubados, expostos e saqueados. Perdendo todas as suas posses religiosas e amparos "espirituais", para que assim possam clamar ao Senhor por socorro e pedir-lhe sua presença e refrigério.
Ele então dará a luz.
Tudo o mais será abandonado, só Cristo governará, então Sua Igreja surgira das trevas que a retém.

Postado por; Gladstone Campos e Corpo Redatorial

====================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário