Decidindo a Edificação

Decidindo  a Edificação
" Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor " 1 Coríntios 1:9

domingo, 3 de abril de 2011

A Verdade e a Vida

                     
                              Um Princípio : "Uma Coisa Ainda Te Falta"

" Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom?  Ninguém é bom senão um só, que é Deus. Sabes os mandamentos: não adulterarás, não matarás, não furtarás, não diras falso testemunho, honra teu pai e tua mãe. Replicou ele: Tudo isso tenho observado desde a minha juventude.  Ouvindo-o Jesus disse-lhe: " Uma coisa ainda te : falta..." ( Lucas 18:18 a 23 )

Pessoalmente, dou muito valor a essa passagem da Palavra. Revela-nos a primeira condição necessária para obter a vitória. 
Acompanhem-me com paciência no estudo dessa porção e vejamos o que realmente quer dizer.
Certo homem de posição foi ao Senhor Jesus e perguntou-lhe  acerca da vida eterna, a vida de Deus. 
A vida eterna inclui tanto a salvação como a vitória. Portanto, nos versículos seguintes fala-se tanto da salvação como da entrada no reino de Deus. 
Vemos que a esfera dessa vida abarca tanto a salvação como a vitória.
Esse homem importante foi ao Senhor Jesus e perguntou-lhe o que devia fazer para herdar a vida eterna. 
O Senhor fez-lhe uma lista de cinco condições muito rigorosas. 
Não adulteres, não mates, não furtes, não digas falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. Ninguém, por mais importante que fosse, poderia guardar esses mandamentos. 
Era impossível que um jovem de posição não cometesse adultério, nem matasse, nem furtasse, nem dissesse falso testemunho e honrasse pai e mãe. 
Nenhum jovem de posição podia cumprir essas cinco condições. 
Esse jovem, porém, surpreendente disse a Jesus: "Tudo isso tenho observado  desde minha juventude". 

Ele não tinha quebrado nenhum desses mandamentos nem sequer uma vez.
Era como se dissesse: "Mestre, há alguma outra condição? Porque, se não  há, então herdarei a vida eterna. Sou apto para obtê-la". Mas o Senhor disse que uma coisa ainda lhe faltava.
"Uma coisa ainda te falta: Vende tudo o que tens, reparte-o aos pobres, e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-Me". 
Você vê que uma coisa ainda lhe falta?
Que significa faltar-lhe uma coisa?
O Senhor Jesus disse ao jovem que ainda lhe faltava uma coisa e que não era apto se não a tivesse. Isso, por acaso, significa que, quem vem ao Senhor tem de vender tudo o que possui ou que quem crê no Senhor Jesus tem de abandonar tudo? Não. Devemos reconhecer que muitos podem receber a vida eterna. Mas porque não vemos muitos deles serem salvos? Porque são tão poucos ricos que se salvam? Alguns dizem: Não posso vender tudo que tenho. O versículo 26 indica que alguns que escutaram essas palavras murmuraram: Então, quem pode ser salvo? No entanto, no versículo 27 o Senhor Jesus disse:"Às coisas impossíveis aos homens são possíveis a Deus". O Senhor estava demonstrando ao jovem de posição que a salvação é inalcançável para o homem, mas o jovem não quis aceitar esse fato. Ele pensava que conseguia abster-se de cometer adultério,  de matar, de furtar, de dar falso testemunho e que conseguia honrar a seu pai e a sua mãe. o prpósito de o Senhor ter dito aquilo era para demonstrar-lhe que a salvação e a vitória são impossíveis para o homem. A salvação é impossível para o homem e a vitoria também o é. Esse jovem, porém pensava que era impossível obtê-las. Portanto, o Senhor colocou para ele uma condição a mais. Estava querendo dizer: "Já que você diz que pode guardar essas cinco condições, acrescentarei mais uma. Posso continuar acrescentando um requisito após outro, para ver se pode guardá-los todos". Quando o jovem compreendeu que não podia cumprir as condições que o Senhor lhe impunha, ele entristeceu-se muito e foi embora.
Se você esta tentando ser salvo ou tentando vencer Deus com frequência colocará " uma coisa" na sua frente. frequentemente achamos que fizemos um bom trabalho. Antes, ficávamos mal humorados facilmente, mas agora conseguimos controlar-nos. Éramos orgulhosos mas agora podemos humilhar-nos. Tínhamos inveja dos outros, agora porem não somos tão invejosos. Éramos loquazes, mas agora não falamos tanto. Pensamos que não estamos tão longe da vitória e que temos vencido muitas coisas, porem, mesmo que não sejamos impacientes, orgulhosos, invejosos ou faladores, continuamos tendo "uma coisa", um defeito. Parece que tudo foi resolvido, mas ainda falta-nos uma coisa. Pode até ser algo muito insignificante. Pode ser um prazer exagerado pela comida, ou talvez não consigamos levantar-nos pela manhã antes das oito  ou nove horas..É muito estranho o fato de podermos vencer esse pecado. Somos inúteis nessa questão. Empenhamos todo o nosso esforço nisso. Pode ser que peçamos aos outros que nos acordem ou talvez usemos um despertador, mas nem assim conseguimos acordar. Não há como explicar isso. Conseguimos vencer muitas outras coisas, mas não conseguimos vencer essa questão. Esse é o principio estabelecido em Lucas 18, o principio de que uma coisa ainda  nos falta. Deus nos comprova que não somos capazes. Cedo ou tarde haveremos de reconhecer que não somos capazes. Talvez o Senhor nos permita que consigamos ser capazes em alguma coisa, mas mostrar-nos-á que uma coisa ainda nos falta. Ele precisa mostrar-nos que há pelo menos uma coisa que não consigamos que não conseguimos fazer. Para que possa dar-nos vitória, Ele precisa mostrar-nos primeiramente que nós nãoo conseguimos obtê-la. A vitória é um dom da parte de Cristo; não conseguimos vencer em nós mesmos. Por isso, Deus deixará uma ou duas coisas que não conseguimos vencer. E assim demonstrar-nos-á que "uma coisa ainda nos falta".


Autor: Watcman Nee
Extraido do Livro: A Vida que Vence.


=====================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário